Revisão automóvel quando fazer: saiba tudo

A revisão automóvel é uma medida fundamental de manutenção que deve respeitar, tanto em termos de periodicidade quanto de peças a serem verificadas. Realizar a revisão no momento certo não apenas garantirá que o seu veículo dure mais, mas também evitará problemas secundários resultantes de uma manutenção inadequada no futuro.

Durante a revisão, os fluídos e filtros que fazem parte da mecânica do veículo são trocados. Essas peças geralmente não são de alto valor, e sua substituição é crucial para a saúde do veículo.

Saiba quando fazer a revisão do carro e quanto ela pode custar, em média.

REVISÃO DO CARRO: TUDO O QUE PRECISA SABER

Quando realizar a revisão automóvel?

Para saber quando, idealmente, deve fazer a revisão do carro, consulte primeiro o manual do veículo. Caso não encontre essa informação no manual, a revisão deve ser realizada a cada 10.000 quilómetros ou uma vez por ano, o que ocorrer primeiro.

Carros parados precisam de realizar revisão automóvel?

Independentemente do carro estar em uso ou não, a manutenção deve ser sempre feita. O fato de não utilizar o veículo também pode levar a problemas decorrentes da falta de uso.
Portanto, sempre que perceber algum problema com o carro, como barulhos estranhos ou alterações na resposta do veículo, deve levá-lo a uma oficina o mais rápido possível. Assim, descartará a possibilidade de existência de algum problema, que pode até ser grave e comprometer a sua segurança.

Além disso, não deixe a revisão do seu veículo para os dias que antecedem uma viagem longa. Primeiro, porque o mecânico pode identificar um problema complicado de resolver ou a revisão pode não ser realizada corretamente, colocando a viagem e todos os envolvidos em perigo. Como mencionado anteriormente, essa manutenção deve ser periódica e não apenas porque vai precisar do carro para uma viagem. No entanto, antes de fazer uma viagem longa, verifique o estado dos filtros, pneus e o nível do óleo.
Hoje em dia, existem óleos sintéticos que permitem percorrer até 25.000 quilómetros sem a necessidade de substituir certos componentes na revisão. Estes óleos são mais caros do que os óleos tradicionais, mas garantem que, se conduzir muitos quilómetros por ano, o seu veículo não precise ficar constantemente parado na oficina.


Alertas que ajudam os condutores

Atualmente, existem avisos e outros recursos que ajudam os motoristas a monitorar o momento da revisão. Os carros mais recentes já fornecem informações sobre o tempo e/ou quilómetros restantes para a próxima inspeção. No entanto, se o seu automóvel ainda não possui esta funcionalidade, anote, sempre, a data em que a última revisão foi realizada. Assim, saberá quando realizar a próxima.

O que acontece se não fizer a revisão no momento certo?

Não realizar a revisão do carro no momento adequado pode aumentar o risco de acidentes e falhas, pois alguns componentes podem estar danificados e, portanto, não funcionam corretamente. A longo prazo, isso resulta numa vida útil reduzida do veículo e, consequentemente, mais gastos com reparos na oficina. Além disso, circular com óleo e filtros muito antigos aumenta o consumo de combustível do seu veículo. Embora isso não represente um risco para a saúde do veículo, implica custos adicionais.

Quanto custa fazer a revisão automóvel?

Quanto aos custos, não é possível indicar o valor exato da revisão do carro. Isso depende das peças que precisam ser reparadas ou substituídas, do custo dessas peças e do valor da mão de obra.
Uma revisão completa para um dos carros mais vendidos em Portugal, o Renault Clio, por exemplo, pode custar entre 200€ e 300€, dependendo da oficina. Um veículo mais caro e com maior potência, geralmente, resulta em revisões mais caras.


Não facilite quando se trata da revisão do seu carro e esteja sempre atento ao programa de manutenção e, principalmente, às datas.

Todas as dicas

no seu email