Carregar o ar condicionado do carro: método profissional

Com a chegada do calor intenso do verão, ligar o ar condicionado do carro é um alívio imediato para quem está na estrada. No entanto, se notar que o ar não está tão fresco quanto costuma ser, pode ser altura de carregar o sistema de ar condicionado.

carregar-ar-condicionado

Por que é importante carregar o ar condicionado?

O ar condicionado do carro funciona através de um ciclo de compressão e expansão de um gás refrigerante. Com o tempo, é normal que ocorram pequenos vazamentos no sistema, resultando na perda gradual do refrigerante. Quando o nível de refrigerante fica muito baixo, o ar condicionado não consegue arrefecer o ar adequadamente, deixando os passageiros desconfortáveis durante as viagens.

Sinais de que o ar condicionado precisa ser recarregado:

Existem alguns sinais que indicam que o ar condicionado do seu carro pode precisar de uma recarga:

1. Ar menos fresco

Se notar que o ar que sai dos difusores não está tão fresco quanto o habitual, pode ser um sinal de que o sistema precisa de uma recarga.

2. Fluxo de ar fraco

Mesmo com o ar condicionado no máximo, se sentir que o fluxo de ar é fraco, pode indicar um problema de baixo nível de refrigerante.

3. Ruídos estranhos

Ruídos incomuns, como assobios ou zumbidos, podem ser um sinal de que o sistema de ar condicionado está com problemas.

Se notar algum destes sintomas, é aconselhável verificar o nível de refrigerante e recarregar o sistema, se necessário.

Como carregar o ar condicionado do carro

O processo de carregamento do ar condicionado do seu carro geralmente envolve os seguintes passos:

1. Localizar as válvulas de recarga

As válvulas de recarga do ar condicionado normalmente estão no compartimento do motor. Elas têm tampas de plástico que precisam ser removidas para aceder às válvulas.

2. Verificar a pressão do sistema

Antes de adicionar refrigerante, os nossos profissionais verificam a pressão do sistema usando um manómetro de ar condicionado. Isso ajuda a garantir que não excede o limite recomendado.

3. Conectar a lata de refrigerante

Liga-se a mangueira da lata de refrigerante à válvula de recarga. Certifica-se de seguir as instruções do fabricante da lata de refrigerante.

4. Adicionar o refrigerante

Com o motor ligado e o ar condicionado no máximo, adiciona-se o refrigerante ao sistema. Agita-se a lata ocasionalmente para garantir uma distribuição uniforme do refrigerante.

5. Verifica-se a pressão novamente

Depois de adicionar o refrigerante, verifica-se a pressão do sistema novamente para garantir que esteja dentro do intervalo recomendado.

6. Substitui-se a tampa da válvula

Depois de recarregar o sistema, substitui-se as tampas das válvulas de recarga e verifica-se se estão bem apertadas.


Procure a ajuda de um profissional para recarregar o ar condicionado do seu carro. Com o sistema de ar condicionado a funcionar corretamente, pode desfrutar de viagens frescas e confortáveis, mesmo nos dias mais quentes do ano.

Todas as dicas

no seu email