Com a chegada do inverno, muitos condutores em Portugal ponderam a troca de pneus convencionais para pneus de inverno, especialmente em regiões mais frias ou montanhosas. No entanto, uma questão recorrente entre os automobilistas é se os pneus de inverno passam na inspeção automóvel obrigatória.
O que são pneus de inverno?
Os pneus de inverno são especificamente desenhados para oferecer uma melhor aderência e desempenho em temperaturas mais baixas, geralmente abaixo de 7 °C, onde os pneus convencionais perdem a sua eficácia. Com um padrão de rasto especial e compostos de borracha mais flexíveis, estes pneus melhoram a tração em estradas molhadas, com neve ou gelo, proporcionando uma condução mais segura nas condições adversas do inverno.
A principal característica que diferencia os pneus de inverno dos pneus convencionais é o símbolo M+S (Mud + Snow, ou “Lama e Neve”) ou o símbolo da montanha com um floco de neve. Estes símbolos indicam que o pneu cumpre os requisitos específicos para enfrentar condições de inverno.
Pneus de inverno e a Inspeção Automóvel em Portugal
Em Portugal, a inspeção periódica obrigatória para veículos particulares visa assegurar que os automóveis estão em condições de circular com segurança. Durante esta inspeção, vários elementos do veículo são avaliados, incluindo os pneus, cujo estado de conservação e conformidade com as normas são verificados com rigor.
Conformidade com as dimensões e características
Os pneus, sejam de inverno ou convencionais, devem cumprir as dimensões especificadas no Documento Único Automóvel (DUA) do veículo. Para que um pneu de inverno passe na inspeção, é fundamental que as suas medidas correspondam às indicadas no DUA. Caso contrário, o veículo poderá reprovar na inspeção devido a “inconformidade de dimensões”.
Assim como nos pneus convencionais, a profundidade mínima dos sulcos dos pneus de inverno deverá ser, no mínimo, de 1,6 mm. Esta profundidade é essencial para garantir a aderência e segurança durante a condução. Pneus com desgaste excessivo serão considerados uma infração e motivo de reprovação na inspeção.
Selo de homologação e marcações adequadas
Os pneus de inverno devem apresentar marcações que atestem a sua homologação para a União Europeia, como o símbolo “E”. Esta homologação é essencial para que o pneu seja considerado seguro e compatível com as normas de segurança rodoviária. Pneus sem estas marcações podem levantar problemas durante a inspeção.
Utilização exclusiva no inverno
Em Portugal, o uso de pneus de inverno não é obrigatório, e o seu uso fora da estação fria não é recomendado devido ao desgaste acelerado e ao aumento do consumo de combustível. Por isso, os pneus de inverno devem idealmente ser instalados apenas durante os meses mais frios e trocados assim que as temperaturas voltam a subir. Embora o uso em temperaturas mais altas não cause uma reprovação direta na inspeção, compromete a segurança e a eficiência do veículo.
Vantagens e Desvantagens do uso de pneus de inverno
As fugas de óleo podem ter várias consequências negativas, tanto a curto como a longo prazo:
Vantagens
Maior segurança em condições adversas
Em estradas com gelo ou neve, os pneus de inverno oferecem melhor tração e estabilidade.
Melhor desempenho com temperaturas baixas
A composição dos pneus de inverno permanece flexível, assegurando um desempenho ideal.
Desvantagens
Desgaste acelerado fora da estação
Estes pneus desgastam-se mais rapidamente em temperaturas elevadas.
Custo adicional
A necessidade de troca periódica e armazenamento dos pneus fora da estação pode representar um custo acrescido.
Recomendações para o uso de pneus de inverno
1.
Certifique-se de que os pneus cumprem todas as normas de homologação e especificações indicadas no DUA para evitar problemas durante a inspeção automóvel.
2.
Substitua os pneus no final da estação fria para maximizar a sua durabilidade e manter o consumo de combustível eficiente.
3.
Realize verificações periódicas da profundidade dos sulcos para garantir que os pneus mantêm a tração necessária e estão em conformidade para a inspeção.
Importou um carro com pneus de inverno com pregos?
Atenção à Legislação Portuguesa
Para quem importou recentemente um veículo equipado com pneus de inverno com pregos, é essencial saber que esse tipo de pneu é estritamente proibido em Portugal. Os pneus com pregos são comuns em países com climas rigorosos, onde o gelo e a neve persistem por longos períodos, pois oferecem uma tração excecional em superfícies geladas. No entanto, em Portugal, onde o clima é mais ameno e o uso de pregos pode danificar o pavimento, a sua utilização não é permitida.
Durante a inspeção automóvel, qualquer veículo equipado com pneus de inverno com pregos será automaticamente reprovado. Estes pneus são considerados incompatíveis com as normas de segurança e manutenção das estradas em Portugal, e a reprovação é imediata, sem possibilidade de exceção.
Os pneus de inverno, quando dentro das especificações e homologados para o modelo de veículo, passam sem problemas na inspeção automóvel em Portugal. No entanto, é crucial que os condutores garantam que os pneus estão em conformidade com as medidas do DUA e que mantêm uma profundidade mínima de sulcos de 1,6 mm. Utilizar pneus de inverno pode ser uma excelente decisão de segurança em áreas e épocas mais frias, mas requer manutenção e atenção para assegurar tanto a segurança rodoviária quanto a conformidade legal.